• English
  • Português
  • Español
O povo em primeiro lugar
×

Menssagem de erro

  • Notice: Trying to get property of non-object em include() (linha 39 de /var/www/html/brasildamudanca_copia/sites/all/themes/dozeanos/templates/views-view--conteudolateral--block.tpl.php).
  • Notice: Trying to get property of non-object em include() (linha 49 de /var/www/html/brasildamudanca_copia/sites/all/themes/dozeanos/templates/views-view--conteudolateral--block.tpl.php).

Instituto Lula lança Observatório de Políticas Públicas

Desde sua criação, em 2011, é missão do Instituto Lula dedicar parte de seus esforços para compartilhar e subsidiar a construção de políticas públicas e privadas, que busquem a inclusão social, a redução das desigualdades, a erradicação da extrema pobreza e o avanço da democracia.

Essa missão está registrada em nossos estatutos.Ela se torna ainda mais importante no atual cenário nacional, marcado por golpes e retrocessos. Não por acaso, nos últimos anos o Instituto Lula tem sido alvo de uma orquestrada campanha para que abandone a defesa do legado do governo Lula e se abstenha de criticar os recuos patrocinados pelo governo ilegítimo de Michel Temer.

Porém, fiel aos seus objetivos e estatutos, o Instituto Lula manteve seu compromisso com os princípios que levaram à sua construção. Desenvolvemos ao longo destes sete anos os projetos “Iniciativa África e “Iniciativa América Latina, que realizaram incontáveis atividades até aqui. Também colocamos no ar o site Memorial da Democracia”, que se consolida como um espaço público relevante de preservação da história da luta do povo brasileiro pelas liberdades democráticas.

Além disso, o Instituto também se ergueu como o local de conservação dos arquivos e da memória do governo Lula, tarefa mais que essencial diante dos ataques que sua história sofre cotidianamente.

Agora apresentamos o Projeto “Observatório de Políticas Públicas. Ele é mais um espaço de defesa do legado histórico do governo Lula e de denúncia da destruição de direitos conquistados pelos brasileiros e brasileiras.

O “Observatório” é um site no portal do Instituto Lula para prontas respostas sobre temas e questões da atualidade relacionados com as políticas públicas. Textos curtos e objetivos, de preferência inéditos, com argumentos e dados que fortaleçam os movimentos sociais, a sociedade civil e a democracia.

A rede de colaboradoras e colaboradores será ampla, a envolver todo o campo suprapartidário da sociedade civil e do movimento sindical e popular que apoiou e deu sustentação histórica à luta democrática por mais direitos sociais.

Queremos contar com a contribuição de pesquisadores e intelectuais, de professores e autoridades que se disponham a participar. Convidamos para esse espaço as gestoras e os gestores que conheçam práticas inovadoras e/ou exitosas de Governança Participativa, em âmbito municipal ou Estadual. Vamos abrir espaço para as lideranças dos movimentos sociais e a todas e todos que tenham interesse em contribuir para este debate público.

O “Observatório de Políticas Públicas terá uma rede de colaboradores voluntários para sugerir pautas, apresentar artigos e contribuir para este processo de debate público, essencial para resgatarmos o Brasil mais inclusivo que ajudamos a construir.

Pedimos que você desde já acompanhe, divulgue e compartilhe nossas publicações e faça sugestões para o “Observatório de Políticas Públicas”. Sua colaboração será essencial para o sucesso deste projeto.

A primeira contribuição para o Observatório é do ex-ministro Aloizio Mercadante. Ele faz uma síntese inicial sobre a situação das políticas públicas brasileiras

Instituto Lula, novembro de 2017