Copa das Copas confirma: Brasil é campeão em sustentabilidade
O mundo inteiro sabe que o Brasil realizou a Copa das Copas. O que nem todo mundo sabe é que somos o único país do mundo a assumir uma meta de compensação de gases do efeito estufa para um grande evento, mesmo antes dele se iniciar. Pois o Brasil assumiu e cumpriu com goleada, o que é ainda mais importante.
O Brasil compensou quase dez vezes mais do que as projeções de emissões diretas de gases de efeito estufa geradas pela Copa do Mundo de 2014. Um placar elástico: foram compensadas 545,5 mil toneladas de carbono equivalente (unidade de medição das substâncias que interferem no aquecimento global), contra as 59,2 mil toneladas estimadas para atividades como obras, uso energético nos estádios e deslocamento de veículos oficiais.
A compensação decorreu da doação de créditos de carbono em resposta à chamada pública do Ministéiro do Meio Ambiente. O edital ficou aberto por três meses e teve a adesão de 16 empresas detentoras de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs), os créditos de carbono, que são projetos brasileiros de compensação de emissões certificados pelas Nações Unidas.